Sobre a Federação Paulista de Dominó



PAY PAL























FEDERAÇÃO PAULISTA DE DOMINÓ - FEPAD

A Federação Paulista de Dominó - FEPAD, é uma organização de atuação em todo o estado de São Paulo, que impulsiona o Dominó como atividade desportiva de primeira ordem: proporcionando o número de atletas participantes e o número e a qualidade de Campeonatos, Torneios e Encontros de dominoístas, melhorando o reconhecimento público deste Esporte o nosso Dominó.

- A FEPAD, serve de enlace entre atletas e entidades (clubes, associações e ligas) de todo o estado.

- Organiza e apoia todo o tipo de atos relacionados com o Dominó.

- Serve de ponto de encontro de todas as comunicações e informações que tenham relações com o Dominó.

- Assessora e organiza entidades que tenham como fim a promoção e a divulgação do Dominó.

- Gestiona recursos internos e externos derivados por suas atividades.

- Administra esta página com a orientação de prestar serviços e informações a toda comunidade voltada ao mundo do Dominó:
- Difundindo todos os Torneios no Brasil e no Mundo.
- Criando um banco de dados de todas as organizações mundiais de Dominó.

- Esta página foi criada com a finalidade de ajudar aos interessados em manter contato com esta: "MÁQUINA DE FAZER AMIGOS", que é o jogo de Dominó.




NOSSA HISTÓRIA

No início de 2000, um grupo de amigos reúnem-se todos os finais de semana no bar do Valdeci para um descontraído jogo de dominó. O grupo foi crescendo e então alguém teve a idéia de realizar um campeonato. E assim continuaram fazendo nos anos seguintes. Em 2004, para participar do campeonato anual da recém criada Liga Paulistana de Dominó (LPD), os amigos do Bar do Valdeci reuniram-se e criaram o UNIDOS DOMINÓ. Em 31/03/2005, o clube foi oficializado passando a ter personalidade jurídica, passando a chamar-se: ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA E DESPORTIVA UNIDOS DA PATRIARCA “A.C.R.U P.”

2007 – O Sr. Manoel Vieira (Nildo), um dos fundadores do Unidos, teve os primeiros contatos com a Federação Internacional de Dominó, com sede em Barcelona-ESP, tendo sido nomeado como delegado representante do Brasil na FID, na época presidida pelo Sr. Eduard Petreñas.
Orientado pelo Sr. Petreñas, iniciou um projeto para a criação da CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE DOMINÓ, com sede em São Paulo, com o objetivo de desenvolver e divulgar o dominó como esporte no Brasil. Vários contatos foram feitos a nível nacional e internacional com países como: México, Venezuela, Costa Rica, Republica Dominicana, entre outros que já haviam constituído suas Confederações e já disputavam campeonatos mundiais organizados pela FID. No entanto apesar de muitos esforços o plano foi arquivado por falta de apoio dos órgãos competentes.

Em janeiro de 2011, foi finalmente fundada a CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA
DE DOMINÓ – C O N B R A D, por um grupo de Brasilia - DF. todos da equipe do TERNO DE BRANCO, uma Associação de moradores, que organizam torneios.

Em abril de 2011, a CONBRAD, através de seu presidente o Sr. Ronaldo Aguiar, convidou representantes de todos estados brasileiros interessados em participar de uma audiência no Ministério do Esporte, para discutir sobre a regulamentação do dominó como esporte.

Para representar São Paulo, da Liga Paulistana (LPD), foram: José da Costa Manso (Zeca)
presidente e o Sr. Lincon, vice-presidente e do UNIDOS, foram: Manoel Vieira (Nildo) e Angelo Batista (Marreco).

A reunião no Ministério foi realizada dia 24 de maio e para os amantes do dominó o dia passou a ser conhecido como: “DIA NACIONAL DO DOMINÓ”

A audiência com o Ministro Interino do Esporte Sr. Vicente Neto, (Orlando Silva, o titular estava de licença médica), teve a presença do presidente da FID, Sr. Lucas Guittard, vindo da Flórida-USA., e do presidente da CONBRAD, Sr. Ronaldo Aguiar. e também de representações de vários estados brasileiros. A reunião transcorreu magnificamente e foi muito exitosa. O Ministro elogiou a iniciativa da CONBRAD, e prometeu apoio institucional à entidade em todo seu plano de metas conforme projeto apresentado.


Entre outros objetivos, o plano de metas da CONBRAD, contemplava:

1 – Participação de uma equipe Brasileira no Campeonato da Costa Rica em junho/2011.
2 – R e c o n h e c i m e n t o pelo Ministério do Esporte do Dominó, como esporte.
3 – Inclusão do ensino do esporte Dominó nas escolas como matéria extra-curricular.
4 – Participação do Brasil no IX Campeonato Mundial na Abcásia em outubro/2011.
5 – Realização do Campeonato Mundial de Dominó no Brasil, Brasilia-DF, em 2014.

FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO PAULISTA DE DOMINÓ - F E P A D

Ao retornar de Brasília, O Sr. Manoel Vieira (Nildo) e Angelo Batista (Marreco), em 01/junho/2011, reuniram-se com mais 20 pessoas, devidamente qualificadas, conforme relação (documento faz parte da ata de fundação), e decidiram pela criação da FEDERAÇÃO PAULISTA DE DOMINÓ – FEPAD, através da transformação dos estatutos da ACRUP, conservando a data de fundação 31/03/2005, assim como o mesmo CNPJ.

O objetivo principal da FEPAD, é o desenvolvimento do esporte Dominó, em todas as regiões do estado de São Paulo, através da divulgação de sua prática em Clubes, Associações e Ligas, filiando estas entidades, organizando torneios e campeonatos regionais, visando criar um ranking de atletas para a participação nos campeonatos nacionais promovidos pela CONBRAD, e internacionais, promovidos pela FID.